2009-07-09

Juros na Coreia

O Banco Central da Coreia do Sul decidiu hoje manter o nível da taxa de juro num nível mínimo histórico, em 2%, pelo quinto mês consecutivo, afirmando que vai manter uma política de acomodação da recuperação económica.

Para o Governador Lee Seong Tae, a economia da Coreia do Sul e das economias globais poderão melhorar no próximo ano, embora seja difícil e improvável que o comércio mundial recupere no curto prazo. O banco central segue assim os seus homólogos da Austrália e Zona Euro, em que ambos mantiveram a os custos de endividamento num nível na semana passada para suportar as suas economias. O Fundo Monetário Internacional e a Goldman Sachs, melhoraram esta semana as projecções para o PIB da Coreia do Sul em 2009, como resultado dos estímulos concedidos, desde a diminuição da taxa de juro e a despesa do governo para combater a situação.

Para os economistas, Lee Tae deverá apenas começar a aumentar os juros na economia quando os sinais de recuperação económica forem mais evidentes. A decisão não surpreendeu o mercado, já que os 15 economistas contactados pela Bloomberg esperavam uma manutenção da taxa de juro nos 2%.

A Coreia juntou-se à Índia, China e Austrália como uma das poucas economias a crescer no primeiro trimestre do ano, após o PIB ter aumentado 0,1% desde os três meses anteriores. Já a confiança dos consumidores subiu em Junho para o nível mais alto em quase dois anos. As exportações, que representam cerca de 50% do PIB, ganharam 17% em Junho desde Maio, para um máximo de oito meses. O won caiu 27% face ao dólar desde o início do ano, aumentando os ganhos das empresas exportadoras.


(Bloomberg)

Sem comentários: