2009-07-03

Juros na Suécia

O Banco Central da Suécia baixou surpreendentemente a taxa de juro de referência no país para o mínimo histórico de 0,25% e injectou cerca de 13 mil milhões de dólares na economia sob a forma de empréstimos de modo a ajudar a revitalizar os fluxos de crédito dos bancos do país para as famílias.

Para além de baixar os juros, a autoridade monetária da Suécia cortou ainda as perspectivas para a economia, prevendo uma contracção de 5,4% neste ano. Apenas um dos 17 economistas sondados pela Bloomberg estimou uma redução da taxa de juro. Esse mesmo economista considera que a economia teve uma performance pior do que havia sido estimado pelo Banco Central para este ano. Adicionalmente, considera uma boa medida melhorar o sentimento dos consumidores através desta medida.

A maior economia do báltico entrou na primeira recessão desde 1992 no último ano, com a queda da procura mundial a levar à queda das suas exportações, que representa cerca de metade do Produto Nacional. O Banco Central estima uma contracção na Suécia superior aos seis vizinhos da Noruega, Finlândia e Dinamarca.

As estimativas do Banco Central da Suécia indicam que a economia vai contrair 5,4% este ano antes de voltar a crescer 1,4% em 2010. Os preços no consumidor vão cair em média durante 2009 a uma taxa anual de 0,2% e crescer 1,4%. Para a autoridade monetária, são já visíveis os efeitos na economia das medidas de estímulo que foram tomadas.

Sem comentários: