2009-07-01

Reestruturação da Cemex

A Cemex, maior cimenteira na América Latina, vai apresentar hoje em Madrid a sua proposta de reestruturação de 14,5 mil milhões de dólares de dívidas à banca, após ter apresentado a oferta a credores em Nova Iorque durante esta semana.

A Monterrey, unidade mexicana da Cemex, está a procura alargar a maturidade da sua dívida para Fevereiro de 2014 da actual maturidade de 2009 a 2011. A Cemex declarou ainda que poderá ter necessidade de emitir dívida da empresa, acções ou afins e que os seus auditores expressão dúvidas substanciais acerca da capacidade da empresa para se manter no negócio.

Marcos Duran, que está à frente do Research da Scotia Capital Mexico, considera que o progresso na negociação da dívida é encorajador, apesar de mostrar preocupação com a provável emissão de dívida da Cemex. Ainda assim, classifica a acção como “sector perform” e espera que os títulos valorizem para 10 dólares nos próximos 12 meses dos actuais 9,34 dólares nos EUA. No México, as acções caíram 2,5% para os 12,35 pesos na sessão de ontem e estão actualmente com uma valorização de 1% desde o início do ano. Nos EUA a queda foi de 2,7%, embora esteja com uma valorização acumulada de 6% em 2009.

Esta proposta surge duas semanas após a empresa ter considerado que poderia vender as suas operações na Austrália à Holcim por 1,6 mil milhões de dólares. A operação com a Holcim tem a validade de 6 meses para ser concluída. O plano de pagamento da dívida vai conceder à Cemez maior flexibilidade e a habilidade para diversificar as suas fontes de financiamento. Os termos do plano serão revelados quando o acordo estiver finalizado.

Sem comentários: