2009-07-13

Resultados da Philips

A Royal Philips Electronics, maior empresa de bens consumíveis electrónicos da Europa, registou lucros no segundo trimestre do ano de 2009, contrariando desta forma a expectativa dos analistas que estavam à espera que registasse prejuízos.

O resultado líquido ascendeu a 44 milhões de euros, ou 5 cêntimos por acção, que compara com os 732 milhões de euros arrecadados em igual período do ano anterior, ou cerca de 72 cêntimos por acção. Já os analistas haviam estimado uma perda de 122,5 milhões de euros, de acordo com a média das 13 estimativas recolhidas pela Bloomberg. Já o EBITDA recuou para os 118 milhões de euros no segundo trimestre, face aos 396 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

Os lucros na Philips, que está entre as primeiras das maiores empresas de bens electrónicos a apresentar os resultados do segundo trimestre, poderão constituir um indicador do comportamento da indústria perante a crise económica global. O CEO da Philips, Gerald Kleisterlee, que está a cortar cerca de 6000 postos de trabalho, aumentou as suas estimativas de poupança de custos para mais de 600 milhões de euros, face à anterior estimativa de 500 milhões. A empresa declarou ainda que tem a expectativa de que o desempenho na segunda metade do ano seja ainda melhor do que o do primeiro semestre.

Kleisterlee afirmou ainda que a empresa permanece cautelosa quanto á economia como um todo especialmente nos países onde operam e que não deixarão de implementar medidas adicionais de poupança de custos onde for necessário. Em declarações proferidas em Abril, aquele que também é o maior fabricante de lâmpadas eléctricas, anunciou que avançaria para uma reestruturação no segundo trimestre, particularmente no sector da iluminação.

Sem comentários: