2009-09-01

Automóveis no Japão

A Toyota e a Honda, as duas maiores fabricantes de automóveis do Japão, lideraram o primeiro aumento das vendas de automóveis no país dos últimos 13 meses, com a procura a ser impulsionada pelos incentivos concedidos pelo Governo e pelos novos modelos híbridos.

As vendas de carros, automóveis e autocarros, excluindo os mini-carros, cresceram 2,3% para mais de 198 mil veículos. A Toyota vendeu cerca de 91 mil unidades, um aumento de 9%, excluindo as vendas dos veículos com a marca Lexus. A Honda registou um aumento de 13% das vendas, enquanto que a Nissan, terceira maior fabricante de automóveis do Japão, vendeu menos 1,4% veículos.

As vendas de automóveis reverteram uma tendência que durava há mais de um ano, com os incentivos do Governo a impulsionar as vendas dos modelos híbridos do Prius da Toyota e do Honda Insight. Nesta altura, os fabricantes que apresentem modelos que se qualifiquem para os incentivos governamentais irão beneficiar.

De acordo com o programa que começou em 19 de Junho, os consumidores podem receber um subsídio de 2700 dólares se comprarem um carro elegível em troca de um veículo com mais de 13 anos ou 1080 dólares se devolver nenhum automóvel. Este programa tem efeitos retroactivos para compra de veículos a partir do dia 10 de Abril.

Ainda assim, tendo em conta os meses anteriores, as vendas de automóveis durante o corrente ano fiscal deverão protagonizar o pior registo das três últimas décadas devido à recessão. Os salários caíram pelo décimo quarto mês consecutivo e a taxa de desemprego atingiu o valor recorde de 5,7% em Julho. A associação de fabricantes de automóveis japonesa prevê que as vendas domésticas diminuam 8,5% para 4,3 milhões de unidades no ano que terminará em Março.

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